top of page

Capítulo 14 e 15 - A promessa será cumprida.

Insights Biblicos que você deveria se ligar:

 Quem escreveu Gênesis foi Moisés, a história de Abraão, Noé e Adão e Eva, fora escrito por Moisés e autorado por Deus. O autor é aquele que conta a história, o escritor aquele que escreve. Gênesis não foi o único livro que Moisés escreveu, todo o pentateuco foi escrito por ele:


  • Gênesis

  • Êxodo

  • Levítico

  • Números

  • Deuteronômio

 Os detalhes políticos/civis em alguns momentos de Gênesis e outras partes do pentateuco são confirmadas por outros livros e eventos que aconteceram naquela época, confirmando a veracidade dos fatos.

 A história do profeta Moisés transcendeu religiões, do Judaísmo passando pelo cristianismo até o islamismo onde tem seu livro no alcorão, sendo um importante profeta para aquele povo.


Voltamos ao texto - Gênesis 14:12


▪ Ló tava morando em Sodoma quando foram sequestrados e viraram prisioneiros de guerra. Podendo ser algum dos servos de Abrão, conseguiu se desvincilhar das forças armadas e partiu a encontro de Abrão pra caguetar: "Deu ruim, levaram Ló!".


▪ Abrão juntou a tropa dos 318 e ganharam o beco até Dã, isso é muito longe. Chegando a noite mandou alguns de arrasta pra cima, mas à frente em Hobá, que fica à esquerda de Damasco, (Versículo 15) achou mais alguns, deram um jeito neles e trouxeram Ló e sua família de volta.


▪ O contexto do versículo 17 até 24, os reis se achegaram a Abrão e deram a devida honra, a ajuda de Abrão nesta guerra foi de suma importância pra reconquistar seu povo e trazer de volta a paz. Abrão não aceita os bens de qualquer rei e devolve tudo e todos que foram resgatados da missão.


▪ Gênesis 15 - No versículo 1 Deus dá forças a Abrão, a guerra e a longa peregrinação enfraqueceu sua tribo, mas palavras não são o suficiente pra ele que o questiona: "Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? - Disse mais: "Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro."


▪ Deus responde no versículo 2 e 3, com a promessa do filho e a confirmação da promessa de ter uma descendência incontável como as estrelas.


▪ Abrão e Deus trocando uma prosa agradável, Abrão questiona mais uma vez; "Senhor Deus, como saberei que hei de herdar essa terra que Tu fala?"


▪ Deus propõe a Abrão a fazer três sacrifícios e algumas aves. Este sacrifício sela uma aliança que dá á Abrão uma prova de que Ele cumpriria sua promessa.


▪ A prova é um ato simbólico que nos dias de hoje é doideira, mas naquela época fazia muito sentido, o sono profundo de Abrão, mostra pra gente que não importa o quão animado e focado estamos atrás da nossa promessa, a hora que vai ser cumprida é dEle, não temos forças pra conquistar. - Deus mostra a Abrão que sua descedência vai virar escrava por 400 anos.


▪ Mas depois tudo vai ficar bem, como deveria ser. E o próprio Abrão morrerá em paz velho. (Versículo 15)


▪ A quarta geração é a geração que vai sofrer com a escravidão, mas 'tornará para cá', por que a medida de injustiça daquele povo (os amorreus - falaremos deles um dia) não estava completa. (Versículo 16)


▪ Deus mostra a Abrão o sacrificio sendo consumido finalizando a prova do qual Abrão precisava pra firmar sua fé. (Versículo 17)

▪ Agora Deus concretiza e mostra o território da promessa, do Egito até o rio Eufrates, esta seria Israel. (Versículo 18)


▪ Do versículo 19 até o 21, Deus mostra as nações que estavam nesse território prometido.



Mapa do que seria Israel (em amarelo) e o que é Israel em vermelho.
Mapa do que seria Israel (em amarelo) e o que é Israel em vermelho.


Comentários


bottom of page