Gênesis 24 - A articulação de Abraão para Isaque
- Raul Ribeiro
- 7 de mai.
- 3 min de leitura
❗ Bora ler, estamos quase terminando a história de Abraão.
▪️ Abraão já velho (ele já era velho fazia tempo, mas...) adiantado em idade, e o senhor havia abençoado Abraão EM TUDO. (Vers. 1)
❗ Tomara que você não abra a boca pra dizer que Abraão era privilegiado; esse cara passou por poucas e boas.
▪️ Abraão chamou seu servo pra poder procurar uma mulher cananeia pra casar com Isaque (Vers.2 a 4) e o servo pergunta, o que faria se ele não conseguisse? - Abraão diz: "Protege ele mas não leva de volta pra Ur (de onde ele saiu da parentela)" - "E mais, se a mulher de Isaque não quiser ir com você, deixa eles lá e finda assim seu juramento, mas não faça-o voltar a Ur." (Vers. 5 a 8)
❗ A ordem de Deus era sair da sua parentela e a ordem se sucede por gerações, voltar a Ur significa desobediência a uma ordem de Deus.
▪️ Então o servo sela aquele juramento, pega dez camelos e mete o pé, por que a herança de Abraão estava na mão daquele servo, e foi pra Mesopotâmia, na cidade de Naor. (Vers. 10) - E esperou perto de um poço, pra ver algumas mulheres que tirariam água daquele lugar, (Vers. 11) - E disse: "Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, faz eu encontrar essa mulher pro patrão ficar feliz." (Vers. 12)
▪️ E ali ficou (Vers. 13) e falou com Deus: "A que eu pedir água e ela der a mim e a meus camelos é essa que vou levar pra Isaque." (Vers. 14) - E aparece Rebeca (sim a Rebeca) saia dali com uns baldes no ombro, era bonita, virgem. (Vers.15, 16) e assim o fez o servo; "Me arruma uma água aí, nem" - ela prontamente tirou água e a deu, "Aqui, meu senhor." - "Vou tirar para seus camelos também!" - Confirmando assim o que o servo tinha pedido. (Vers. 17 a 20)
▪️ Ele ficou admirado e perguntou: "É filha de quem?" - Ela responde: "Filha de Milca e Naor, ~conhece não?~" - Ele fala: "Tem lugar pra eu dormir lá? Preciso falar com ele!" - Ela responde: "Tem mesmo." (Vers. 21 a 25)
▪️ E aquele servo vendo a benevolência de Deus para com ele, o adorou. - Rebeca foi logo pra casa da mãe contou o que aconteceu, e Labão irmão de Rebeca foi lá, viu aquele cara cheio de ouro e camelos e diz: "Ô meu padrinho, tá aí fora sozinho, chega mais... Preparei aqui o lugar pra tu e os camelos" (Vers. 26 a 31)
▪️ Chegando naquela casa muito bem hospedado, ele e seus camelos e serviram um banquete e disse: "Não vou comer até que eu fale" e responderam: "Então fala." - ~e ele respondeu "Vou falar, então" - "Então fala." - e ele respondeu "Vou falar agora"~ - "O Senhor abençoou muito meu patrão, rico a vera. E a mulher dele deu a luz a um filho depois de velhos, e agora esse filho tem tudo, mas agora preciso arruma uma mulher pra ele." - Labão e Betuel; "Meu patrão, é de Deus, pode levar ela. Assim diz o Senhor." (Vers. 31 a 51)
▪️ O servo ouvindo que tenha quase concluído sua missão, adorou mais uma vez o Senhor. Deixou a família de Rebeca bens preciosos, colocou nela muito ouro. A família, que ainda queria um pouco mais de tempo com ela perguntou: "Rebeca, tu vai com ele? - Ela responde: "Vou mesmo." - E abençoaram. (Vers. 52 a 60)
▪️ Rebeca com suas moças partiu, e chegando perto de um poço de Beer-Laai-Rói, Rebeca viu Isaque, desceu do camelo e perguntou pro servo: "Quem é aquele ~gato~ que vem ao meu encontro?" - "É o meu senhor, Isaque" - Ela tomou o véu e cobriu-se, e o servo contou tudo a Isaque, que trouxe Rebeca a tenda de sua mãe, Sara e tomou ela como sua mulher, assim foi consolado Isaque depois da morte de sua mãe. (Vers. 60 ao 67)

Publicado dia 13/05/2024



Comentários