Capítulo 1 - Amós
- Raul Ribeiro
- 7 de mai.
- 2 min de leitura

❗ Para entender Amós, precisamos entender a separação de Israel, que virou Israel e Judá ou Israel do Norte e do Sul. - Em I Reis 12, explica como foi essa separação, em suma, com a morte de Salomão, Robão mudou a forma de aplicar impostos sobre o povo que houve insatisfação e assim uma ruptura ou separação.
❗ Assume-se no reino do norte Jeroboão II, que conquista novos territórios e gera muita riqueza, entretanto, permite o povo ser idólatra e foge do caminho da casa de Davi.
❗ Amós também é um mensageiro, assim como Jonas e Obadias, só que um mensagem para própria nação, e detalhes para as outras. Em suma, o livro é exortação para o próprio povo de Deus.
❗ O livro de Amós é um compilado, uma junção de livros, poemas e cartas.
▪ E Amós falava, depois de pastorear nas bandas de Tecoa, na época de Jeroboão, rei de Israel, Uzias, rei de Judá. E Deus vai soltar a mão, e todos vão chorar. O monte Carmelo secará. (Alusão a I Reis 18:30) (Vers. 1 e 2)
▪ Do versículo 4 ao 14, Amós enumera nações vizinhas de Israel as quais Deus vai tratar (nações que verá que Obadias também falou contra), mas com Amós, ao citar cada nação, circula as nações e centraliza Israel, por que na verdade a mensagem do livro é pra Israel, para o povo de Deus.
▪ A mensagem de castigo, não são pragas, doenças, serpentes ou rã... É fogo, extermínio, cativeiro, espada. É puro sofrimento, o suficiente pra saber o castigo veio de Deus. - Quando se fala de "por três transgressões e por quatro" não significa o sentido literal da quantidade de pecados, mas sim um número grande de pecados.
Publicado dia 29/07/2024
Comments