Êxodo 20: As Regras dEle
- Raul Ribeiro
- 2 de jun.
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de jun.
Depois de todo aquele show de luzes e trovões no Monte Sinai, Deus mandou o papo reto, em alto e bom som, pra toda a galera de Israel. Ele começou assim:
"Eu sou o Eu, o Senhor, o seu Deus, que tirou vocês da maior roubada no Egito, daquela escravidão braba! Se liguem nas minhas regras, porque elas são o manual de vocês pra uma vida maneira:
Não inventem de ter outros 'deuses' além de mim. Eu sou o único que manda!
Nada de fazer estátua, imagem, nem desenhar nada pra adorar! Nem o que tá lá no céu, nem o que tá na terra, nem o que tá debaixo d'água. Não se curvem pra essas paradas e nem sirvam a elas, porque eu, o Senhor, seu Deus, sou ciumento pra caramba! Eu cobro o pecado dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Mas pra quem me ama e obedece aos meus mandamentos, eu estendo a minha bondade por mil gerações!
Não usem o meu nome, o nome do Senhor, seu Deus, em vão. O vacilão que o fizer, vai tomar um "tá ligado".
Lembrem-se do dia de sábado pra santificá-lo. Trabalhem seis dias e façam tudo o que tiverem que fazer. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, seu Deus. Nesse dia, ninguém trabalha, nem vocês, nem seus filhos, nem suas filhas, nem seus empregados, nem suas empregadas, nem seus animais, nem o gringo que mora com vocês. Porque em seis dias eu, o Senhor, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que tem neles, e no sétimo dia eu descansei. Por isso, eu abençoei o sábado e o fiz santo.
Respeitem o seu pai e a sua mãe, pra vocês viverem muito e bem na terra que eu, o Senhor, seu Deus, estou dando pra vocês.
Não matem.
Não traiam no casamento.
Não roubem.
Não mintam sobre o seu próximo.
Não cobiçem a casa do seu próximo. Nem a mulher dele, nem o empregado, nem a empregada, nem o boi, nem o jumento, nem nada que seja dele."

Quando a galera toda ouviu os trovões, viu os relâmpagos, ouviu o barulhão da buzina e viu a montanha fumegando, eles tremeram na base e ficaram de longe, apavorados.
Aí eles falaram pra Moisés:
"Moisés, fala você com a gente, que a gente escuta! Mas não deixa Deus falar direto com a gente não, senão a gente morre!"
E Moisés acalmou a galera:
"Relaxa, fiquem de boa! Deus veio assim pra testar vocês, pra que o medo dele ficasse no coração de vocês e vocês não pecassem."
E o povo ficou lá, de longe, enquanto Moisés se aproximava daquela nuvem escura onde Deus estava.
Então o Senhor disse a Moisés:
"Diga o seguinte pra galera de Israel: Vocês viram que eu falei com vocês lá do céu. Não façam deuses de prata nem deuses de ouro pra colocarem junto comigo. Façam pra mim um altar de terra e sacrifiquem nele os seus bichos, suas ovelhas e seus bois, como oferta queimada e oferta de paz. Em todo lugar onde eu fizer o meu nome ser lembrado, eu virei e abençoarei vocês. E se vocês fizerem um altar de pedras pra mim, não usem ferramentas pra cortar as pedras, porque se usarem, vão estragá-lo. E não subam no meu altar por degraus, pra que ninguém veja a sua nudez."



Comentários