Capítulo 3 Jonas - A grande Missão
- Raul Ribeiro
- 7 de mai.
- 2 min de leitura

▪ E mais uma vez, o Senhor vem a Jonas dizendo: "Bora, vai à grande cidade de Nínive, e fala o que eu te mandei." (Vers. 1 e 2) E Jonas foi, até que fim, obedecendo a palavra, o que faria em três dias, por a cidade ser grande, fez em um numa palavra de CONDENAÇÃO: "Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida." - Entende-se subvertido sobre algo que será MUDADO DRÁSTICAMENTE, como se colocado de CABEÇA PARA BAIXO. (Vers. 3 e 4)
▪ E de fato foi, os homens de Nínive creram em Deus, e fizeram um jejum, vestiram-se de saco (vestir-se de saco tinha como significado: arrependimento e humilhação), desde o maior até o menor (Desde o de mais autoridade até o menor). A palavra chegou no rei de Nínive, que o fez levantar do trono e tirou suas vestes e também se cobriu com o saco e sentou-se sobre a cinza. - São raros momentos em que um rei de humilha. (Vers. 5 e 6)
▪ O rei ordenou que durante os dias, ninguém e nenhum animal comesse ou bebessem em razão deste jejum. Com isso as pessoas passaram a clamar a Deus e se converteram e entender que havia violência em suas mãos, e trouxe à eles uma questão: "Quem sabe se voltarmos a Deus, e se arrependermos, não apartemos a ira de Deus de nós? De sorte que não pereçamos?" (Vers. 7, 8 e 9)
▪ E assim o fez, Deus viu as obras deles, como se converteram, e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado que faria, e não o fez. (Vers. 10)
Questionário do Capítulo 3.
Publicado dia 10/06/2024
Comments